"Eu escrevo sem esperança de que o que escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada...Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." (Clarice Lispector)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os Sambaquis

Montes Sagrados

Os sambaquis são grandes depósitos feitos de conchas, ossos e vestígios humanos, podendo ocultar verdadeiros "tesouros" arqueológicos. Esses montes artificiais, que alcançam até 30 metros de altura e que foram se formando em terrenos ocupados por vários grupos humanos, em épocas diferentes, têm importante significado religioso: serviam de local de culto e de sepultamento dos mortos.
No Brasil, os sambaquis podem ser encontrados ao longo do litoral nordestino, no Rio de Janeiro, em São Paulo, e em outras partes do litoral gaúcho. Os maiores sambaquis brasileiros foram encontrados nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna e Garuva, no estado de Santa Catarina, onde temos formações com 30 metros de altura e 400 metros de extensão. O mais antigo sambaqui brasileiro foi encontrado no Vale do Ribeira, em São Paulo, e tem aproximadamente nove mil anos de existência.
Em outras partes da América também se noticia a existência dos sambaquis. Em diversas partes da Cordilheira dos Andes, no litoral dos Estados Unidos, no Peru e no Chile é onde encontramos outros vestígios desta importante população pré-histórica. Mais do que reportar um dado do passado, a pesquisa sobre os sambaquis traça o surgimento e os deslocamentos humanos nas Américas. (site: brasilescola)
Sambaqui de Santa Maria/SC


Sambaqui de Jagauruna/SC



Imagem Museu do Sambaqui de Joinville/SC


Sambaqui de Florianópolis/SC


Sambaqui de Lagoa dos Patos/RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário